Alugar uma casa na Itália: tudo o que precisa saber
- ITALICA
- 29 de dez. de 2018
- 8 min de leitura
Atualizado: 21 de jan. de 2019

Casa dolce casa: alugar uma casa na Itália
Depois de muitas noites insones, de pesar prós e contras, e de ouvir o que dizem o coração e a mente, toma-se a grande decisão: vou morar na Itália. As razões podem ser as mais variadas: realizar um pós-doc, um doutorado sanduíche, fazer o reconhecimento da cidadania ou até mesmo realizar o projeto de uma mudança definitiva de país.
Qualquer que seja o motivo, a primeira preocupação é descobrir (e decidir) onde se quer morar.
Apesar de parecer uma solução provisória, alugar uma casa ou um apartamento não significa apenas pagar um aluguel, mas arcar com uma série de despesas mensais e com as consequências dessa opção.
Há pessoas que escolhem a casa dos sonhos, mas têm pesadelos com as contas no final do mês (sobretudo pela oscilação do euro em relação ao real). Outras escolhem uma casa com um aluguel muito baixo e têm pesadelos por causa dos vizinhos, do barulho ou pelo valor do riscaldamento no inverno. Por todos esses motivos, é fundamental um planejamento.
Hoje vamos deixar algumas dicas para quem está planejando alugar uma casa na Itália.
A pergunta fundamental nesse momento é “quanto tempo pretendo ficar?” É muito difícil encontrar um contrato de aluguel por menos de dois anos. Em geral os contratos são de 3+3 (três anos, renováveis por mais três).
O período de tempo incide também na escolha entre um imóvel arredato (decorado) e non arredato. Mas o que significa isso exatamente?
Completamente arredato
Pode significar que a casa tem todos os móveis e eletrodomésticos, inclusive lava-louças (lavastoviglie) e máquina de lavar (lavatrice), ou que tem apenas os armários da cozinha, fogão, geladeira, cama, mesa, cadeiras e sofá. Em alguns casos, pode-se ter a sorte de encontrar um apartamento, até mesmo, com louças e panelas.
Non arredato
Nesse caso, você compra os seus próprios móveis. Mas, cuidado! Porque non arredato, muitas vezes, significa sem nada mesmo: nem a pia da cozinha, nem a torneira.
A escolha entre um e outro depende obviamente da disponibilidade econômica de cada um, mas a opção por um imóvel non arredato implica em, eventualmente, ter de se desfazer dos móveis e eletrodomésticos quando se decide mudar para uma casa definitiva.
Trazer os móveis do Brasil para a Itália é bastante dispendioso, por isso, é importante avaliar bem o valor do móvel (no bolso e no coração) antes de tomar uma decisão. Para ter uma ideia de valores, faça alguns orçamentos sem compromisso com empresas de mudanças internacionais ou empresas de entrega. Para os eletrodomésticos, lembre-se de que a voltagem em toda a Itália é de 220 v e, comumente, não convém comprar adaptadores para os eletrodomésticos de 110 v. É melhor comprá-los novos na Itália, inclusive porque assim pode-se adquirir eletrodomésticos que gastam menos energia elétrica (classe A+).
Para calcular o preço dos eletrodomésticos, entre nos sites de grandes lojas italianas e faça a lista dos itens que pretende comprar e compare com os orçamentos das empresas de mudança.
Tipologia de residências
As soluções habitacionais mudam de região para região; da cidade para o interior; do centro histórico para a periferia. Eis algumas tipologias que podem ser encontradas em anúncios imobiliários:
Monolocale
Quitinete: soggiorno [sala], angolo cottura [cozinha americana] e bagno [banheiro].
Miniappartamento
Quarto e sala: 2 locali ou 2 stanze [2 cômodos]: soggiorno, angolo cottura, bagno e camera da letto [quarto].
Appartamento
3, 4 ou mais locali ou stanze: soggiorno, cucina (que pode ser uma cucina abitabile [cozinha] ou angolo cottura [cozinha americana]), bagno e 2, 3, 4 camere da letto. Os apartamentos podem ser residências em um prédio como no Brasil, ou uma porção independente de uma casa bi, tri ou quadrifamiliare.
Casa singola
Casa independente, muitas vezes, com jardim.
Porzione di casa a schiera
Casa geminada em um conjunto de casas todas iguais.
Bifamiliare
Casa compartilhada por duas famílias. Trata-se de dois apartamentos independentes em uma mesma porção de terreno que compartilham o jardim e áreas comuns.
Trifamiliare
Casa compartilhada por três famílias. Três apartamentos em uma mesma porção de terreno.
Attico
Cobertura.
Mansarda
Sótão.
O ano de construção e a classe energética também são informações indicadas nos anúncios que podem ajudar no momento de decidir por um imóvel.
Os imóveis antigos (e por antigos podemos incluir apartamentos em prédios construídos nos séculos XVI, XVII e XVIII) devem estar in ottimo stato ou ristrutturati. Pergunte sobre a data da ristrutturazione.
Os apartamentos mais econômicos estão em prédios construídos nas décadas de 60 e 70 do século passado, nesse caso é importante observar a classe energetica, uma classificação que vai de A (para os mais modernos e econômicos) até G (os mais antigos e menos econômicos).
A classe energetica é um valor atribuído por técnicos à adequação da casa às normas de risparmio energetico, ou seja, o proprietário deveria reformar a casa pensando em menos dispersão de calor, modernizar gli infissi [janelas] colocando vidros duplos, intercapedine [isolamento nas paredes] e um sistema di riscaldamento [calefação] moderno e econômico optando, sobretudo, por energia solar. Os apartamentos mais antigos não têm essas características e por isso gastam mais energia e as contas de luz e de gás são muito mais altas do que em apartamentos modernos.
Localização
Muitas vezes nos apaixonamos por uma casinha com jardim, a um preço muito convidativo em um lindo paese di campagna. Pode ser a solução ideal para quem não precisa se deslocar diariamente para o trabalho ou para quem usa sempre o automóvel.
Antes de decidir, verifique se há uma linha de ônibus e os horários dos ônibus; se há farmácias e algum tipo de comércio próximo. Nem sempre se pode contar com taxis, que são caros, e não há o serviço de Uber em todas as cidades.
Pense em qual será a sua necessidade de deslocamento: trabalho? Escola? Filhos? Apenas a passeio? E pesquise sobre a diferença entre vivere in città, in periferia, in centro, fuori le mura, in campagna. Em breve publicaremos um artigo apenas sobre esse assunto.
Por enquanto, deixamos aqui uma tabelinha que pode servir de modelo para organizar a sua pesquisa:
Como decifrar um anúncio de aluguel.
Com as informações acima, você já conseguirá entender um anúncio imobiliário. Há sites nos quais você pode encontrar ofertas organizadas por preço, localização, número de cômodos. Se a sua intenção é morar na Itália, vale a pena começar a se familiarizar com esses sites e a sua terminologia o mais cedo possível. Assim, você terá uma ideia mais clara da oferta na região onde pretende morar.
Veja abaixo um exemplo de descrição de um imóvel. À primeira vista o texto parece muito misterioso, mas depois que se desvenda a terminologia (que acaba se repetindo em todos os anúncios), a compreensão fica muito mais simples:
Treviso Fuori Mura, in signorile contesto residenziale AFFITTIAMO appartamenti parzialmente arredati. Le soluzioni si collocano rispettivamente al piano terra e primo. L'immobile è dotato di ascensore che facilita il carico scarico dai box auto di pertinenza. Le soluzioni condividono la medesima distribuzione degli spazi, troviamo l'ingresso, una zona giorno di 30 mq con cucina a vista e bagno. La zona notte si compone da camera matrimoniale e camera singola. Le abitazioni sono caratterizzate da ottime finiture ed attenzione ai consumi, troviamo infatti parquet nella zona giorno e nelle camere. Il confort abitativo è garantito dagli infissi bassoemissivi, riscaldamento a pavimento e aria condizionata . Le soluzioni si rivolgono a chi non vorrebbe rinunciare alla cura dei dettagli di costruzione dell'immobile pur rimanendo in un'oasi di tranquillità, potete scegliere se curare il giardino di pertinenza o uscire in terrazzo per una colazione domenicale.
Alguns termos úteis para compreender os anúncios:
Fuori mura
Boa localização, pois significa que fica a poucos metros do muro da cidade que delimita o centro histórico. Na Itália, quanto mais próximo do centro, mais valorizado o imóvel.
Contesto residenziale
Zona residencial.
Ingresso
Hall de entrada da casa.
Piano terra, primo piano
Andar térreo e primeiro andar.
Ascensore
Elevador.
Box auto di pertinenza
Garagem particular.
Ottime finiture
Excelente acabamento.
Ristrutturato, ottimo stato
Reformado, em ótimo estado.
Riscaldamento
Sistema de calefação. No anúncio destaca-se o riscaldamento a pavimento, uma solução moderna e economicamente vantajosa.
Classe energetica
Classificação de A a G. Indica quais as boas práticas de economia de energia adotadas.
Infissi
Portas e janelas. Essa informação é útil para saber se a casa é isolada para o frio. No anúncio ressalta-se que as portas e janelas têm isolamento térmico (infissi bassoemissivi).
Ammobiliato (arredato), parzialmente, completamente arredato
Decorado, semidecorado, completamente decorado.
Zona giorno
Área social e de serviço da casa (cucina, soggiorno, bagno).
Zona notte
Quartos (camere da letto).
Locali ou vani
Cômodos.
As despesas iniciais e mensais
As despesas mensais de um imóvel são:
a. Luce [luz]
b. Acqua [água e esgoto]
c. Gas e riscaldamento [gás e aquecimento]
d. Telefono e internet [telefone e Internet]
e. Spazzatura [taxa de lixo]
f. Spese condominiali (eventualmente) [condomínio, quando houver]
g. O Canone RAI (televisão) é uma taxa de 90 euros, paga em 10 mensalidades na conta da luz.
Essas despesas são pagas por meio de bollette. Todas contabilizam o consumo mensal, no entanto, por questões de economia, algumas são enviadas mensalmente, como Internet e telefono e outras a cada dois meses, como luce, acqua, gas e riscaldamento. A taxa de recolhimento do lixo é semestral ou anual.
Para alugar um imóvel recorre-se, como no Brasil, a uma imobiliária que protege os interesses tanto do inquilino quanto do locatário. A imobiliária faz o contrato, verifica os documentos, as referências e as condições financeiras de quem propõe o aluguel.
Os deveres dos inquilinos, de regra, são os mesmos no Brasil e na Itália. Por exemplo, cabe ao inquilino arcar com despesas de manutenção e desgaste pelo uso e devolver o apartamento pintado e perfeitamente limpo. Cabe ao proprietário arcar com despesas estruturais do imóvel.
Para reservar um imóvel, normalmente se faz um depósito (caparra) correspondente a um aluguel. Feito o depósito deve-se entregar a documentação para análise. O documento mais importante é aquele que comprova a capacidade de pagamento. Alguns proprietários pedem referências, mas, geralmente, não há necessidade de um fiador.
Na assinatura do contrato faz-se um depósito em nome do proprietário no valor de mais dois aluguéis. Esses três alugueis (1 na reserva, mais 2 na assinatura do contrato) são um seguro (caparra) cujo valor será restituído se o imóvel for entregue em ordem no final do contrato. Será pago também o valor do primeiro aluguel e mais uma taxa à imobiliária no valor de um aluguel. Ou seja, deve-se estar preparado para pagar 5 alugueis na assinatura do contrato (3 para o seguro, que serão devolvidos na devolução do imóvel; o aluguel do mês e a taxa pelos serviços da imobiliária).
Se o apartamento estiver vazio, provavelmente luz, água e gás estão desligados. Nesse caso, é preciso solicitar a ligação dos serviços. Para água e esgoto deve-se ir ao acquedotto.
Para luz e gás deve-se escolher uma companhia. Na Itália há o livre mercado, dessa forma, o cliente é livre para escolher a empresa que preferir. Todos os serviços de ligação de serviços são sujeitos a taxas de aproximadamente 80 euros cada um.
O governo disponibiliza um site para consulta de valores de luce e gas: https://www.prezzoenergia.it/portaleOfferte/ que pode ajudar na hora de decidir qual o fornecedor. No entanto, aconselho a não considerar apenas o preço, mas a escolher um fornecedor com um nome já consolidado no mercado para não terem problemas.
Por fim, é o cliente quem escolhe, de acordo com o seu consumo, qual a voltagem que deseja (1,5 KW, 3Kw, 4,5 kW, 6 kW, 10 kW, 15 kW). Geralmente para uma família de até 4 pessoas, escolhe-se 3 kW, lembrando de não ligar máquina de lavar e máquina de lavar louças ao mesmo tempo. 😊
Sugestão final
Fazer projetos é um momento muito enriquecedor e nos lembra de como a vida é rica de possibilidades. Espero que essas informações possam ajudá-los nesse momento especial e deixo um último conselho.
Não aluguem um imóvel à distância. Optem, nos primeiros seis meses, por uma casa vacanze, um imóvel totalmente decorado, inclusive com louças, talheres, panelas e por um valor mensal que inclui todas as despesas (luce, gas, riscaldamento, internet, spese condominiali, televisione).
Durante esse período vocês terão a oportunidade de conhecer o dia a dia na Itália e descobrir onde querem morar. Podem visitar imobiliárias, ver vários imóveis, mas já desfrutando da rotina de uma casa, não com os serviços de um hotel.
Conheçam pessoas, conversem com os comerciantes, peçam licença e de mansinho adotem a cidade como o seu futuro lar. E tenho certeza que, em pouco tempo, vão descobrir onde e qual será a casa que abrigará vocês nessa nova aventura.
In bocca al lupo,
Paola Baccin
Comentários